O que é um servidor em nuvem?
Um servidor em nuvem é um servidor virtualizado executado em nuvem em uma infraestrutura de propriedade de um provedor de serviços em nuvem. Tradicionalmente, as organizações precisavam comprar e manter seus próprios servidores físicos. Elas usavam os servidores para executar e hospedar aplicações e workloads de computação necessários para processamento e análise de dados. Os servidores estavam localizados no local ou em data centers próximos. Hoje, sua organização pode criar servidores virtuais em nuvem em qualquer lugar do mundo. Esses espaços virtuais são executados em servidores físicos que são comprados e mantidos por provedores de nuvem terceirizados. A réplica do servidor virtual, ou servidor em nuvem, oferece o mesmo desempenho, opções de configuração e usabilidade de uma máquina de servidor físico. Você pode acessar servidores em nuvem ilimitados em centenas de tipos diferentes de configuração. Com esse tipo de capacidade, é possível executar e hospedar todos os tipos de aplicações e workloads em nuvem.
Quais são os benefícios de servidores em nuvem?
Os servidores em nuvem são uma parte essencial da computação em nuvem; eles eliminam a necessidade de comprar, executar e gerenciar servidores físicos. Você pode usá-los exclusivamente ou em combinação com a infraestrutura de servidor atual. A introdução de servidores em nuvem nunca foi tão fácil ou configurável. Agora, existem diferentes tipos de servidores em nuvem disponíveis para cada uso comercial e pessoal.
Opções flexíveis
Com os servidores em nuvem, você pode criar praticamente qualquer tipo de arquitetura de servidor, independentemente do hardware subjacente. Isso significa que você pode escolher servidores em nuvem com base em preferências como recursos gráficos, workloads de machine learning ou funcionalidade de rede.
Atingir os objetivos de conformidade é fácil, pois você também pode escolher a região geográfica em que o servidor de nuvem está localizado. Você pode escolher até mesmo sua zona de localização no ambiente de computação em nuvem.
Gerenciamento econômico
Investir em servidores físicos costumava ser caro e exigia um planejamento significativo a longo prazo. A compra de um servidor físico significou muitos anos de investimento. Agora, você pode alugar um servidor em nuvem sob demanda por apenas um segundo de cobrança. É possível alugar vários servidores em nuvem a qualquer momento para diferentes tipos de workloads, tudo sem nenhum bloqueio de cobrança.
Os servidores em nuvem também não exigem custos contínuos de manutenção. O provedor de nuvem pode cuidar de vários aspectos de gerenciamento, como sistema operacional, configurações e atualizações de segurança. Isso elimina a necessidade de gerenciamento interno.
Além disso, os servidores em nuvem são definidos no software, portanto, não se degradam com o tempo. Isso também elimina quaisquer custos de descomissionamento que você teria se comprasse e depois retirasse servidores baseados em hardware.
Provisionamento escalável
Os servidores em nuvem geralmente são escaláveis. Se você ficar sem espaço ou energia em um servidor, poderá definir o tipo de servidor ou o número de servidores para aumentar automaticamente. Isso se ajusta à maior workload. Também é possível fazer o inverso e reduzir automaticamente o tamanho para acomodar workloads menores.
Os servidores em nuvem também vêm completos com mecanismos para ajudar a garantir alta disponibilidade, como balanceamento de carga avançado e desvios de failover incorporados.